terça-feira, 4 de outubro de 2011

MISSÃO, VISÃO, VALORES



MISSÃO: Através do nosso conhecimento acadêmico, juntamente com nossa presença marcante no municipio de Santarém-PA, desenvolvento um trabalho sério e criterioso para a população.

VISÃO: Torna esse blog o maior veículo de informação sobre medicamentos para população bem como os farmaceuticos recém-formados. 

VALORES:  Responsabilidade - informar ao publico alvo informacões certas sobre medicamentos.
                  Excelencia - promover a satisfação de quem utiliza esse veículo de informação. 
                  compromisso - prioridade de satisfação do cliente , segundo os pilares da         responsabilidade e excelencia

FDA: fluconazol em altas doses e por tempo prolongado pode estar associado a malformações fetais


O uso prolongado e em altas doses de fluconazol durante a gravidez, no primeiro trimestre da gestação, pode estar associado a um conjunto raro e distinto de defeitos congênitos em recém-nascidos, segundo informa o Food and Drug Administration (FDA). Este risco não parece estar associado a uma dose única e baixa de fluconazol (150 mg) para o tratamento da infecção vaginal por Candida albicans (candidíase vaginal).

Existem relatos e casos publicados de defeitos congênitos em recém-nascidos cujas mães foram tratadas com altas doses de fluconazol (400-800 mg/dia) durante a maior parte ou durante todo o primeiro trimestre de gestação. As características observadas nessas crianças incluem braquicefalia, anormalidades da face, desenvolvimento anormal da calota craniana, fenda palatina ou lábio leporino, curvaturas anormais do fêmur, costelas magras e ossos longos, artrogripose e cardiopatias congênitas. Estes defeitos são semelhantes aos observados em estudos com animais.

Todos os medicamentos e substâncias são classificados pelo FDA em 5 categorias (A, B, C, D e X), de acordo com o grau de riscos à gestação, tomando por base, predominantemente, o uso da medicação durante o primeiro trimestre da gestação.

Com base nessas informações, a categoria de risco à gestação para o uso de fluconazol (exceto para o tratamento da candidíase vaginal) foi alterada da categoria C para a categoria D. A categoria de risco à gestação para uma dose única de fluconazol de 150 mg para o tratamento de candidíase vaginal permanece sendo a categoria C.

Medicamentos na categoria D incluem aqueles em que já existe evidência de risco para os fetos humanos, mas os benefícios em certas situações, como por exemplo nas doenças graves ou que põem em risco a vida e para as quais não existe outra alternativa terapêutica, podem fazer com que o uso durante a gravidez esteja justificado, apesar dos riscos.

Fontes: FDA

NOSSOS COMENTÁRIOS:
O fluconazol é utilizado constantemente por mulheres , agora as mesmas tem que se policiar quanto ao seu uso frequente , tendo em vista que o medicamente segundo estudos realizados pelo orgão maior de informações sobre medicamentos , diz que o mesmo esta relacionado com a má formação dos fetos no periodo gestacional.

MEBENDAZOL



O MEBENDAZOL é um anti-helmíntico. Este medicamento destina-se a tratar infecções de parasitas (vermes) nematóides, ancilóstomos, vermes intestinais, vermes de fita (tricurídeos) ou infestações por dois ou mais destes vermes.
Tome os comprimidos de mebendazol por via oral. O Mebendazol funciona melhor se tomado acompanhado com alimentos, especialmente alimentos gordos como leite gordo, queijo ou gelado. Pode mastigar os comprimidos, engoli-los inteiros ou esmagá-los e misturá-los com comida (como gelado ou pudim), que é uma forma fácil de administrar os comprimidos a crianças. Não tome este medicamento mais vezes que as indicadas. Mesmo que se sinta melhor, termine o tratamento de acordo com as indicações do seu médico. Procure espaçar as doses de forma equilibrada ao longo de todo o dia e noite e tome o seu medicamento regularmente às mesmas horas, todos os dias. A morte dos parasitas (vermes) pode ser lenta. Remover todos os parasitas (vermes) dos intestinos pode demorar vários dias.

NOSSOS COMENTÁRIOS:

Consulte um pediatra relativamente à utilização deste medicamento em crianças. Poderão ser necessárias precauções especiais.

Sobredosagem: Se pensa que poderá ter tomado uma dose superior ao prescrito contacte o Centro de Informação Antivenenos ou os Serviços de Urgência de imediato.

NOTA: Este medicamento é apenas para si. Não o partilhe com outros.

ANTIBIÓTICOS SOMENTE COM RETENÇÃO DE RECEITA MÉDICA

   

Agora, a receita médica para a compra de antibióticos terá de ser expedida em duas vias: uma fica retida na farmácia e a outra deve ser devolvida carimbada ao consumidor, que não poderá usá-la novamente. A receita médica vai ter validade de dez dias.
    O rótulo desses produtos também vai mudar. Na tarja vermelha do produto, deverá vir escrito "Venda Sob Prescrição Médica – Só pode ser Vendido com Retenção da Receita". Os laboratórios vão ter 180 dias para se adaptar à nova regra e mudar as caixas dos remédios – os medicamentos que já estiverem em estoque com a tarja antiga poderão ser vendidos após esse período, desde que estejam na data de validade.

NOSSAS CONSIDERAÇÕES:

Todas as farmacias e drogarias devem seguir a orientação da ANVISA  e do CFF sobre a venda de antibióticos, as que não se adequarem a lei serão passivas de multas , e o farmaceutico responsavel será penalisado .

Um cardiotônico e o câncer da próstata


HÁ MAIS DE cem anos, um remédio derivado de uma planta teve seus dias de glória no tratamento da hidropsia, retenção de líquidos pelo organismo que provocava inchaço no corpo e nas pernas.
Naqueles tempos, charlatães ofereciam a garrafada de "Digitalis lanata" aos doentes edemaciados que médicos cuidadosos evitavam prescrever. O excesso na ingestão do líquido intoxicava o paciente e desencadeava náuseas, vômitos e arritmia cardíaca, além de poder provocar a morte do paciente.
Tempos depois, foi descoberto o princípio ativo da planta e a indústria farmacêutica obteve a síntese química da digoxina, o que tornou possível controlar sua dosagem e efeitos colaterais.
Por longos anos, foi um dos principais cardiotônicos em uso na cardiologia e ainda hoje, quando adequada, tem sua indicação.
De forma inusitada, um estudo publicado na revista "Cancer Discovery" deste mês sugere nova indicação para a antiga e bem conhecida digoxina. Desta vez, no câncer da próstata.
Elizabeth A. Platz e colaboradores da Universidade Johns Hopkins, EUA, observaram que o seu uso em pacientes cardíacos foi associado a um risco 25% menor de desenvolvimento de câncer prostático.
Cerca de 47 mil homens entre 40 e 75 anos participaram do estudo e 5.002 casos de câncer da próstata foram diagnosticados no período de 1986 a 2006.
Pela análise estatística empregada, somente 2% deles tomavam digoxina. Eles apresentaram 24% menos risco de desenvolver câncer da próstata em relação ao total de homens acompanhados durante 20 anos.
Aqueles que foram tratados com digoxina por mais de dez anos apresentaram metade do risco de desenvolver câncer prostático em relação aos que não utilizaram o medicamento.

Fonte: Folha de São Paulo

NOSSOS COMENTÁRIOS :
De acordo com estudos a digoxina quando utilizada por muito tempo pode ser um dos fatores que pré-dispõe o câncer de prostata , devemos usar medicamentos somente quando for realmente necessário e com o auxilio do médico juntamente com a atenção do farmaceutico, assim dessa forma, talvez não correriamos o risco de desenvolver estas doenças.

Aspirina previne câncer

Uma aspirina por dia reduz risco de morte por câncer
 
Câncer pode ser evitados com o consumo de uma dose baixa de aspirina todos os dias, segundo estudos publicada na revista científica The Lancet.
Especialistas dizem que os resultados mostram que os benefícios da aspirina comumente compensam os riscos associados, como aumento da possibilidade de sangramentos ou irritação do sistema digestivo.
O benefício trazido pelo remédio só começa a aparecer depois de cinco anos de consumo diário, de acordo com a pesquisa, que somou dados de mais de 25 mil pacientes.

NOSSOS COMENTÁRIOS:
A aspirina tem um preço bastante acessivel a população no entanto, neste caso deveria ter mais estudos que enrrequeceriam essa afirmação sobre o combate ao câncer.